sábado, 2 de outubro de 2010

1ª sessão da Assembleia Geral


A mesa está se preparando para começar.


- Após a chamada, a Primeira secretária dá início a Sessão.

- O primeiro a discursar, é o Brasil. O tempo se excede e Brasil não finaliza seu discurso.

- É a vez do Canadá. O tempo também é excedido, sem ter acabado. Monica Fonseca pergunta se há alguma Moção. Ninguém responde.

- Por tanto, Chile se pronuncia. Não acredita que a Ciência esteja certa, quem pode “brincar de Deus”?

- Como não acabara o tempo, Brasil termina com seu discurso no restante de tempo do Chile.

- Ele ainda não termina. Há uma moção da França, e a primeira secretária afirma, que a França está presente.

Costa do Marfim vai ao discurso.

- Cuba vai ao discurso inicial. Busca um meio para clonagem terapêutica Proibi a clonagem com fins reprodutivos.

- Procura a cura para as doenças.

- Estados Unidos vai ao púlpito, tem como ideologia o respeito com a vida. A clonagem humana é uma ambiciosa idéia. Cede o tempo a Israel.

- Federação Russa é a favor da clonagem humana, já que está causará a cura de muitas doenças, independente de religião. É um beneficio para a sociedade.

Segue com a França, afirma que a questão da clonagem é polemica, já que fere os direitos humanos. Espera que todas as delegações estejam abertas a discussões sem pensar de maneira egoísta.

- Beneficio apenas a cura, sem que acabe com a bioética dos países, permitindo também pesquisas com células-tronco.

- Gabão se pronuncia, acredita que a clonagem pode não ter tanto sucesso, porem a terapêutica, pode acabar com a cura, acabando talvez com até problemas sociais da África.

- Grécia segue com seu discurso.

- Índia segue com seu discurso, e acha que a clonagem pode mudar a vida de muitas pessoas, acha que tem que experimentar, para ver se vai dar certo.

- Indonésia segue com seu discurso.

- Iraque segue com seu discurso, acredita que a clonagem é uma maneira muito arriscada. É inaceitável. Viola todos os direitos.

- Israel se pronuncia novamente. Acredita que nações não têm direito nenhum de estar aqui, já que não respeitam nem seu próprio povo. Entretanto é a favor da clonagem terapêutica. É a favor da criação de um órgão criador sobre a clonagem. Deixa bem claro a parceria com os EUA. Não veio fazer “briguinhas” e sim discutir os direitos humanos. Todos devem pensar na vida.

- Itália permite pesquisas com células-tronco. Contra a clonagem humana e a favor das células adultas.

Japão acredita que a clonagem será boa, utiliza de sua tecnologia para curar vidas.

- Líbano se pronuncia. É a favor também da clonagem terapêutica.

- Nigéria segue com sua posição contrária a clonagem.

- Noruega pronuncia-se.

- Países Baixos, Holanda faz seu discurso.

Palestina afirma que é contra a clonagem, pois viola os conceitos bioéticos humanos.

- Panamá termina em breve seu discurso e cede seu tempo a Israel, que fala da dor que a mãe pode sentir do filho que foi tirado dela, afirma que o ser humano deve amar aos humanos, “Deus é soberano, foi Deus quem nos fez”, por tanto não se deve fazer a clonagem humana.

- Paquistão declara que por ser um país muçulmano é contra a clonagem, todo o corpo deve ser enterrado.

- Paraguai se pronuncia.

- Peru vai ao púlpito, afirma que a clonagem é um tema muito discutido, mas é favorável a clonagem terapêutica para a cura, já que são contra a clonagem reprodutiva.

- Portugal afirma que é a favor da clonagem humana de qualquer jeito.

- Reino Unido apesar de trazer conflitos éticos e religiosos, traz muitos benefícios científicos. O Reino Unido é considerado o berço da clonagem, a fim de curar doenças.

- República da Coréia defende a clonagem terapêutica e abolir a clonagem reprodutiva, que julgam anti-ética e inadmissível.

- Cede o restante do tempo a Israel, o qual afirma que é a favor de pesquisas com células adultas, que não interfiram nos direitos humanos.

- Republica democrática do Congo sofre muitos prejuízos com a falta de tecnologia na área da saúde, por tanto é a favor da clonagem humana.

Republica dominicana é a favor de pesquisas com células tronco adultas, e contra a células tronco embrionárias.

- Republica Islâmica do Irã afirma que não se pode perder a diversidade humana, e que não tem tecnologia suficiente para isso. EUA pede parte e é negado.

Fala diretamente com Israel que todos têm acesso a palavra.

Primeira secretária corrige o delegado de Israel, uma vez que este quer fazer perguntas que não se encaixam com o discurso do Irã.

- A China vai ao púlpito, afirmando que a China é um dos países que mais cresce. Apoiando a clonagem humana, chegando a melhorias ao mundo inteiro, como na África.

- Primeira secretária tem que explicar novamente regras do jogo a Israel.

Ruanda não aprova a clonagem reprodutiva, devido a religião. Acredita que a clonagem terapêutica trará a cura de doenças.

Senegal afirma que cada um seja democrático o bastante para saber que a clonagem é um bem para todos. Querem que a clonagem seja algo bom.

Serra Leoa está buscando cada vez mais tecnologia para o beneficio para o país, porém não acha certo o “fingir se Deus”. Cede a parte ao Brasil, afirma que as pesquisas seriam muito boas na área da saúde no Brasil, causando benefícios, as pesquisas com células tronco poderão agilizar a cura de doenças, e o único meio de chegar a cura é pelas tentativas.

- Brasil afirma a Israel que a discussão é o melhor jeito de se chegar a um consenso e nenhum país tem o direito de criticar o que o outro tá falando.

- Como Israel interrompe o discurso da Síria, sem pedir questão ou moção, Síria diz a Israel “ouça mais do que fale, é por isso que Alá que deu dois ouvidos e uma boca”

- Suécia acredita que as pesquisas podem ser feita dentro de 14 dias que foram geradas, uma vez que não se pode diferenciar, como nas células embrionárias. Nunca deixar a ética de lado, quando se tratar de clonagem humana.

Reino Unido pede a parte e afirma que as pesquisas serão muito boas, e que a clonagem esta lançada no mundo para a cura de doenças.

Primeira Secretaria, explica novamente as regras do jogo a Israel.

Suíça afirma que pretende proibir a clonagem, já que é completamente contra qualquer tipo de clonagem, liberando apenas as pesquisas com células-tronco. Cede a parte a França, que fala a Israel para deixar um pouco o lado pessoal.

- Tailândia segue com seu discurso.

- Turquia defende a vida e os direitos humanos, sendo completamente contra a clonagem humana. A Turquia também se baseia com argumentos concretos, falando que com a clonagem aconteceria o empobrecimento da raça, já que com ela, pode “escolher” o tipo de ser humano que irá ser feito.

- Ucrânia faz seu breve discurso e cede seu tempo a Federação Russa, que afirma que a liberdade de pesquisa é como se fosse a liberdade de expressão.

Uganda é a favor das pesquisas com células-tronco e clonagem terapêutica, uma vez que a reprodutiva, deveria ser proibida por lei.

- Uruguai é a favor da clonagem terapêutica, e com ela pode até aumentar a expectativa de vida.

- Venezuela afirma que devem tomar uma discussão critica em relação a clonagem, valorizando a ética. Acredita que podem sim salvar vidas.

E cede seu tempo ao Brasil, pretende respeitar e ouvir a todos. Acha que estão aqui para compartilhar a tecnologia.

- Afeganistão diz que respeitam muito a religião, e não tem como apoiar a clonagem já que não tem nem condições financeiras para isso. São completamente contra a clonagem humana. Cede seu tempo aos EUA pede a ética de todos os países sem corromper a ética dos outros países, como Israel.

- África do Sul afirma que toda escolha tem dois lados, mas o da clonagem terá o lado positivo, melhorando o mundo. Cede seu tempo a China.

Alemanha diz que se deve pensar em toda a humanidade e não só na sua própria pátria, defendendo o que for de beneficio a todos, por isso é a favor da clonagem terapêutica, acreditando que a reprodutiva envolve muitas questões religiosas, éticas e etc.

- A delegada dos EUA faz uma pergunta relacionada a pesquisas reprodutivas, lê uma noticia de nove anos atrás dizendo ser a mais recente. Então, o delegado da Alemanha afirma que em 2004 houve outra pesquisa, alegando que a delegada dos EUA estava enganada.

- Arábia Saudita é contra completamente contra a clonagem humana.

Argentina é contra a clonagem reprodutiva e a favor da clonagem terapêutica juntamente com os benefícios que ela trará.

- A primeira secretária interrompe os discursos, para que haja um intervalo para o almoço, durante uma hora. A votação foi completamente a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário