segunda-feira, 4 de outubro de 2010

“Paz em casa, paz no mundo”

Discurso inicial da República da Turquia, confira:


"Excelentíssima Secretária Geral da terceira Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas (Social Humanitária e Cultural) Comitê de Bioética: Monica Fonseca Franco, através da qual cumprimento toda a mesa diretora, bom dia. Bia também senhores embaixadores que aqui representam suas nações.

Membro da ONU há mais de cinqüenta anos, a Turquia sente-se honrada em compor este comitê.

Com o lema “Paz em casa, paz no mundo”, instituído por Ataturk, o fundador da Republica da Turquia, o país vem desenvolvendo uma política secular, na qual separa religião e estado, todavia jamais renuncia aos seus preceitos básicos de ética e moral.

Defensora da vida e dos direitos humanos, a Turquia se posiciona oficialmente contra a clonagem humana, Reafirmando que a bioética deve lidar com as preocupações morais e com a maneira que a ciência lida com a vida, desde a sua concepção até a morte. Julga-se dever desse comitê defender a dignidade humana, um conceito fundamental. E as preocupações com o controle humano sobre a natureza e suas conseqüências devem ser consideradas.

Além da ética e da moral, preceitos inabaláveis, a Turquia também se baseia em argumentos concretos, onde a razão é usada para embasar teses e definir seus posicionamentos oficiais. Tomando nota dos principais motivos pelo qual o país se posiciona contra a clonagem humana começamos por destacar a manipulação genética, que reduziria a diversidade entre os indivíduos já existente, o que possivelmente construiria em um empobrecimento da diversidade humana e então passaríamos a um igualitarismo redutor.

Enfatizamos também, o direito da evolução natural da espécie humana, já que em longo prazo os efeitos da clonagem genética impediriam isso. A evolução depende de uma continua mistura e combinação de genes para manter o pool genético vivo. Com a clonagem, o processo natural de seleção de genes seria ignorado e evolução seria prejudicada.

É essencial que os incalculáveis danos psicossociais com reflexos na família e na sociedade, que a clonagem expõe ao mundo sejam repelidos. E que este comitê impeça que se utilize o ser humano como um meio e não como fim. Pois a vida como um bem maior e mais precioso da humanidade deve ser protegida.

Obrigada a todos."



Nenhum comentário:

Postar um comentário